quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Turismo no Brasil

O Brasil é o principal destino turístico da América do Sul, com cerca de 5,5 milhões de visitantes estrangeiros ao ano. E o turismo doméstico, ou seja, brasileiros que viajam internamente no país, contabiliza cerca de 52 milhões de viagens.
O turismo é bem diversificado no Brasil, tem para todos os tipos e gostos. Tem o turismo histórico de Minas gerais, turismo ecológico da Amazônia e do Pantanal, o clima frio do sul, as badaladas praias cariocas e nordestinas, e ate mesmo turismo a negócios como acontece em São Paulo.
A maior parte desses turistas estrangeiros são de origem da América do Sul (40,99%), em seguida da Europa (35,17%), depois vem a América do Norte (15,16%).
Já no turismo interno, os turistas são de origem dos estados de São Paulo (35,7%), Minas Gerais (13,6%) e o Rio de Janeiro (8,2%).
Cada região do país tem sua característica para seduzir o turista.

Nordeste: As belas praias ajudam e muito para o crescimento constante de chegada de turistas a região. Sem falar na área cultural que é um atrativo à parte. Pontos fortes da Região Nordeste são as cidades de Salvador, Recife, Natal e Fortaleza; As festas juninas de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE); e as maravilhas da Ilha de Fernando de Noronha.















Norte: O ecoturismo é a principal atividade turística na região. Um turismo em franca expansão com um plano de um recente planejamento de exploração turística na Amazônia.Os principais destinos na Região são: Manaus, Belém, Salinópolis e Parintins.
Sudeste: A região que recebe o mais forte fluxo de turistas. A região tem o símbolo do país e um dos maiores pontos turísticos do planeta, o Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, localizado na cidade do Rio de janeiro. A região tem a área turística mais diversificada, como pra lazer, de negócios e cultural. Os Pontos fortes da região são as cidades do Rio de janeiro, conhecida internacionalmente por suas belas praias (como as badaladas praias de Copacabana e Ipanema), pelo carnaval, o clima tropical e pontos turísticos conhecidos no mundo todo (como o Cristo Redentor e o morro do Pão de Açúcar) ; A cidade de São Paulo, procurado por muitos para turismo de negócios; As cidades históricas de Minas Gerais; e o Espírito Santo por suas praias.








Sul: A marca registrada da Região Sul é o clima
mais ameno, com temperaturas muito baixas no inverno, atraindo turista de toda parte do país atrás do frio aconchegante. O grande destaque da Região são as Cataratas de Foz do Iguaçu, sendo um dos pontos turísticos mais visitados do País. Sem falar também das belas praias Catarinenses, que na minha opinião, juntamente com o Rio de janeiro, tem as praias mais belas do país. A região também desperta curiosidade dos turistas, pela forte influência européia. A Serra Gaúcha também é um dos destaques da região.

Centro Oeste: Com características parecidas com a região Norte. O forte da região também é o ecoturismo, explorado no pantanal. Destaques da região são: A cidade de Brasília, por ser a capital nacional e além de ser centro político, a cidade tem dentre seus principais pontos turísticos as obras de Oscar Niemeyer; A chapada dos Veadeiros: A Chapada dos Guimarães; a cidade de Bonito, a cidade de Caldas Novas, a serra da Bodoquena; e o Pantanal.

As cidades mais visitadas do país são:

1º Rio de janeiro (RJ) – 31,5%
2º Foz do Iguaçu (PR) – 17%
3º São Paulo (SP) – 13,6%
4º Florianópolis (SC) – 12,1%
5º Salvador (BA) – 11,5%
6º Balneário Camboriú (SC) – 6,7%
7º Fortaleza (CE) – 6,4%
8º Natal (RN) – 5,8%
9º Armação de Búzios (RJ) - 5,4%
10º Manaus (AM) – 4%


(Texto desenvolvido por dados da EMBRATUR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário